6 Produto(s)

por página

6 Produto(s)

por página

Porta Filtro / Coadores

Estudos indicam que desde o ano de 1780 as pessoas utilizavam filtros de tecido para o preparo de café na França. Apesar de hoje termos os mais diversos modelos de filtros, os coadores daquela época eram exclusivamente de tecido sobre um porta-filtro.

Os coadores são um método muito antigo e o mais utilizado ainda hoje no Brasil e no mundo.

Seja por se tratar de um conhecimento passado de geração para geração, seja pela sua praticidade ou pela experiência de preparar o café, o coador é de longe a primeira opção que vem à mente da maioria dos coffee lovers.

Há atualmente diversos tipos de filtro, como os de pano, de papel e até aqueles coadores que não necessitam de nenhum dos dois tipos, o que gera uma grande economia.

Conheça os benefícios do porta-filtro e por que ter um em sua casa!

Por que utilizar um porta-filtro para preparar o café?

O método de preparo do café coado leva em média 3 minutos e permite que a fluidez da água na filtragem do grão seja controlada mais facilmente.

A temperatura e o fluxo de água sobre o café determinam qual a densidade do corpo do café, por isso com esse método é muito fácil preparar o café perfeito de acordo com seu gosto.

Ao optar pelo coador Hario V60, por exemplo, é possível manter o café em contato com a água por mais tempo. Já o Chemex possibilita fracionar a filtragem, preparando um café com menos amargor.

Outro benefício muito característico dos coadores é a possibilidade de preparar o café diretamente na xícara ou caneca, assim como jarro ou chaleira.

porta-filtro

Dicas

Filtro de pano vs filtro de papel

Apesar do sabor único e marcante do filtro de pano, a higienização do mesmo é mais complexa e nem sempre efetiva.

Por isso, é recomendado que o filtro de papel seja utilizado com mais frequência, pois garante que os óleos essenciais do grão estejam presentes na bebida.

Lavar o filtro de papel

Os baristas recomendam que, antes de acrescentar o café moído, o filtro de papel seja lavado com água quente para a remoção de resíduos que interferem no sabor da bebida. Deve-se molhar o filtro de papel até que a água escorra para o recipiente, então a água filtrada deve ser descartada e o filtro estará pronto para o preparo.

Gostou de nossas dicas? A Menu Café tem os melhores produtos disponíveis no universo coffee lover, desde cafeteiras, os mais diversos métodos de preparo e utensílios. Confira nossa loja!