4 Produto(s)

por página

4 Produto(s)

por página

250g

Cafés do Mundo – Café Colômbia

A Colômbia é uma região geográfica repleta de microclimas que é capaz de dar origem a cafés diversificados, o que gera bebidas de sabores bem variados. A peculiaridade nos períodos de colheita, realizadas duas vezes ao ano a depender da região, interfere no perfil de sabor do grão.

Baristas e apreciadores registram que os cafés colombianos são suaves e bem equilibrados. Possuem corpo médio e sedoso, com os níveis de acidez que variam do médio ao alto, doçura pronunciada. São fáceis de beber. Alguns classificam os perfis de sabor dos grãos de acordo com a região produtora.

Assim, o Norte produz cafés com notas de chocolate e nozes, menos acidez e mais corpo; a região Central é reconhecida por cafés ricos em sabores de ervas e frutados; e o Sul dá origem a grãos com acidez marcante e aromas mais cítricos.

O Café Colombiano tipo Chiroso é muito raro até mesmo na Colômbia, este é um café com sabor floral, com notas de jasmim e mel, e um sabor residual caramelizado. O café colombiano é um dos preferidos como base para extração no método espresso. Isso por que recebe bem torras média e média escuras sem que fique amargo demais.

Lembrando que tal característica é ressaltada pela moagem fresca, que permite a preservação dos óleos do grão, revelados na xícara. Café colombiano Para que a gente consiga comparar os tipos de cafés, é importante lembrar que o café é um produto cuja a lavoura e o fruto recebem influências geográficas, de clima, solo, regime de chuvas e etc.

Muitas vezes, um mesmo cultivo origina safras de qualidade e sabores diferentes. Daí uma primeira conclusão: cada café é único e você só encontrará aqui na Menu Café. Além do terroir específico de cada país e região, também é possível listar outras diferenças entre os cafés colombiano e brasileiro. Em países da América do Sul a maioria dos produtores trabalham com o café lavado, ou seja, após colher os grãos, os frutos maduros são colocados de molho na água para serem despolpados e depois, fermentados, por um período entre 12 e 36 horas.

Após a fermentação, os frutos são secos naturalmente no sol. O processamento a úmido é uma técnica que resulta em um produto mais limpo, brilhante e frutado, e impacta na acidez do café. Por isso, a bebida colombiana é considerada mais suave. Não deixe de conferir e experimentar esta raridade.

A Menu Café tem tudo o que você precisa para preparar um delicioso café, desde as cafeteiras, aos grãos e utensílios para preparar diferentes métodos.