7 Produto(s)

por página

7 Produto(s)

por página

Seleção de Cafés

O café colombiano resistiu às tragédias naturais e agora é conhecido como um dos preferidos em todo o mundo, sendo o terceiro maior produtor mundial de café, contando com os Estados Unidos, Alemanha, Japão, Holanda e Suécia como principais países importadores do grão colombiano.

A Colômbia sobreviveu à destruição de um terremoto histórico, o coração da grande região produtora de café foi atingido em janeiro de 1999 por tremores que de 6,2 graus na escala Richter. Por milagre ou bravura, não foi registrado muitos danos nas árvores, mas 65% da infraestrutura dessas áreas produtoras foram destruídas.

Felizmente o café colombiano soube lidar muito bem com essas adversidades. O solo vulcânico se transformou em uma ótima opção de terra fértil para a agricultura e o terremoto foi apenas uma breve pausa no crescimento da indústria cafeeira. Atualmente, mesmo com sua instabilidade subterrânea, os cafezais ocupam uma área de mais de 1 milhão de hectares. Mais de três das quartas partes da produção de café no país são destinados às exportações, sendo o terceiro país exportador de café no mundo. Segundo historiados, os colombianos começaram a cultivar comercialmente o grão do café em Salazar, em 1835.

Durante o século XX foi o produto primordial dentro das exportações colombianas. Já em 1999 representou 3,7% do produto interno bruto nacional e 37% do emprego agrícola.

A altitude de plantio dos cafés colombianos varia entre 800 – 2000m do nível do mar e tem chuvas bem distribuídas durante o ano. O café é colhido manualmente de forma seletiva, ou seja, somente os frutos maduros vão para a saca.

Estes fatores conduzem à produção de um café excelente, liso, de xícara limpa com a acidez e corpo relativamente elevado, equilibrado, aroma afiado e um perfil sensorial da qualidade excelente. A cafeicultura é muito importante em termos sociais e econômicos para os colombianos.

São 560 mil empregos gerados diretamente sendo mais de 2 milhões de pessoas dependentes do café. Na balança comercial, é o 1º produto de exportação agrícola e vai para 36 países, respondendo por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e 28% do emprego agrícola. Você não vai deixar de experimentar essa iguaria, não é?

Aproveite nossas promoções e variedades em seleção de café.

A Menu Café tem os melhores produtos para você preparar um café excelente em sua casa.

Venha conferir e aproveitar!