Ouça nosso podcast

2 Produto(s)

por página

2 Produto(s)

por página

Prensa Francesa

Conheça mais sobre a Prensa Francesa da Menu Café

A Prensa Francesa da Menu Café é a peça que estava faltando na sua cozinha!

Apesar de ser uma velha conhecida de muitos coffee lovers, você encontrará na Menu Café uma prensa francesa com um design mais moderno e ao mesmo tempo simples. Características que fazem essa cafeteria perfeita. 

Não só pelo seu design mais contemporâneo, mas também por ser um método de extração único, a prensa francesa é indispensável na vida de qualquer amante do café. Isso porque o resultado desse preparo é uma bebida com características únicas! 

Sobre a Prensa Francesa

A prensa francesa é uma cafeteira composta por três partes: a jarra de vidro, o êmbolo e uma telinha. Essa última é responsável pela separação do pó e da bebida. Porém, a sua trama não é tão fechada quanto os filtros de pano e papel. Dessa forma, esse filtrado é muito mais encorpado do que os dos outros. 

Embora a prensa francesa tenha esse nome, curiosamente o modelo que usamos até hoje não é de origem francesa. Em 1929, uma empresa italiana patenteou o protótipo que foi criado na França por Mayer e Delforge em 1859. Por isso, a cafeteira recebeu o nome do qual ficou internacionalmente conhecida. 

Na prensa francesa, o café é feito através do método de infusão. Isto é, nesse método a água fica em contato com o pó de café por mais tempo, assim permitindo que as propriedades do grão passem para a bebida. 

Vantagens da Prensa Francesa da Menu Café

A prensa francesa oferece uma bebida que consegue agradar o paladar de muitas pessoas. Isso porque o café que é resultado dessa extração possui duas características inconfundíveis. 

Enquanto você pode sentir a suavidade de um café filtrado, simultaneamente você terá quase a mesma sedimentação de um café espresso. 

Além disso, devido ao processo de infusão, o café feito na prensa francesa, possui uma quantidade bem alta de cafeína. Não tanto quanto um espresso; mas bem mais do que um coado, por exemplo. 

Como a trama da tela de filtragem não é tão fechada, o café possui mais óleos naturais. Que são os responsáveis por dar mais aroma para a sua bebida. 

Outra grande vantagem da prensa francesa é que essa cafeteira é eco-friendly! Ou seja, essa é uma solução mais ecológica para fazer o seu café de cada dia. Uma vez que ela não precisa de filtros de papel, nem de pano (que precisam ser trocados regularmente).

Ainda podemos citar que ela não precisa de energia elétrica para funcionar, já que o processo é todo manual. 

prensa francesa

Como usar a Prensa Francesa da Menu Café

Não se preocupe, pois usar a prensa francesa não é nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário! A cafeteira é até bem mais simples de usar do que muitas disponíveis nas lojas. 

Então, confira logo abaixo as instruções de como usar a prensa francesa: 

  1. Inicie o processo esquentando a água para fazer o café, de preferência, água filtrada.

  2. Coloque um pouco mais de água para esquentar, porque você vai precisar dar o choque-térmico na jarra de vidro. Mudanças bruscas de temperatura podem alterar o gosto do café.

  3. Logo após, coloque o café moído no fundo da jarra de vidro (se puder ser moído na hora melhor ainda; continue lendo para saber mais).

  4. Já falamos sobre a tela de filtragem da prensa francesa, que possui um espaço maior nas suas tramas. Por conta disso, a moagem perfeita para esse tipo de cafeteira é a mais grossa. 

  5. Depois, acrescente a água quente ao recipiente e feche a jarra com o êmbolo, sem empurrá-lo para baixo; 

  6. Para que o resultado seja perfeito, deixe o conteúdo em infusão por alguns minutos.

  7. O ideal é que o pó fique em infusão por até 4 minutos, se passar mais do que isso o café ficará com um gosto muito amargo; 

  8. Além disso, é interessante ressaltar que quanto mais tempo o pó passa em infusão com a  água, mais cafeína ele terá.

  9. Assim que terminado o tempo, é hora de mover o êmbolo para baixo até que todo pó esteja separado da bebida. 

  10. Por fim, você terá o café pronto para o consumo! Beba logo em seguida, não deixe esfriar muito para que não ocorra a oxidação da bebida.

Por que é importante moer o grão momentos antes do preparo? 

Assim como qualquer alimento, os grãos de café passam por um processo de oxidação. Assim que torrados, esse processo acelera ainda mais, deixando o grão mais vulnerável a alterações de aroma e sabor.

Ao ser preparado para a venda, os grãos de café são embalados a vácuo e em embalagens herméticas. Dessa forma, impedindo a entrada de ar. Esse grão fica conservado e, assim que você abre a embalagem, os aspectos originais estão presentes nesse café especial.  

Ao moer o grão, a superfície de contato com o ar diminui, dessa maneira aumentando a velocidade do processo de oxidação. Se você moer o café antes do preparo, não haverá alterações na sua bebida. Por isso, compre grão de café para usar com a sua prensa francesa! 

Confira nossa seleção de cafés especiais e os nossos moedores

prensa francesa

O que levar em consideração na hora de comprar a Prensa Francesa?

Agora que você já sabe como usar a prensa francesa e conhece as suas principais vantagens, chegou a hora de escolher uma cafeteira para chamar de sua! 

É essencial que você considere três características na hora de comprar uma prensa francesa: material, capacidade e estética. 

Material 

Em primeiro lugar, você precisa avaliar a qualidade do material a partir do qual a prensa é feita. A Prensa Francesa Vermelha Bodum, por exemplo, é feita de vidro bem resistente.

Além disso, o seu cabo em nylon não aquece, dessa forma permitindo que você pegue na prensa francesa sem se queimar. 

Ela é perfeita pois o seu material de vidro não interfere com o sabor do café. Assim permitindo que você aproveite melhor o sabor da bebida! 

Capacidade

A capacidade é a segunda coisa mais importante na hora de escolher a sua prensa francesa. Esse critério é bem mais pessoal pois irá variar de acordo com o seu consumo.

Lembre-se também que o melhor café é aquele passado na hora! 

Então, mesmo que você compre uma prensa francesa de um 1l, considere se você irá consumir toda a bebida durante o dia. 

Estética

Por último, chegamos ao critério mais importante visualmente, a estética da sua prensa francesa! 

A cafeteira já é muito charmosa, não importa de que material ou cor ela é feita. Mas lembre-se de que ela será parte da sua cozinha, então é importante que ela encaixe na composição estética do local. 

 

A prensa francesa é a cafeteira dos sonhos de muitos coffee lovers e graças à Menu Café, agora ela está a um clique de distância da sua casa!