Itens 1 para 16 do 17 total

por página
Página
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 16 do 17 total

por página
Página
  1. 1
  2. 2

Métodos

Métodos Menu Café

O período em que tínhamos que escolher entre o café coado ou o espresso já passou há muito tempo e hoje há várias maneiras de se preparar um bom café, de forma a se extrair sabor e aroma com diferentes técnicas. Sabemos que é difícil saber quais os métodos e utensílios que podem ser usados na preparação de um café saboroso, então vamos deixar registrados aqui alguns destes métodos de preparo.

Prensa francesa: é uma técnica clássica que utiliza uma cafeteira, onde é feita a infusão da água com o café. A filtragem é feita por um êmbolo de metal que separa o pó no fundo do recipiente. O resultado é um café rico em óleos essenciais e com alta concentração de cafeína.  

Clever Coffee Dripper: tem o formato de um coador de papel, mas na base há uma válvula que libera o café apenas quando o filtro é apoiado sobre uma xícara. Ou seja, não há gotejamento: o café fica liberando seu sabor em imersão total até que seja apoiado em uma xícara.  

Café turco: um dos métodos mais antigos, muito comum no Oriente Médio. O café é preparado no cezve. Um recipiente de cobre ou latão com cabo longo, onde o pó do café é moído bem fininho. Como não é filtrado, fica uma borra no fundo da xícara.  

Hario V60: é a evolução do coador de papel. O porta-filtro possui relevos em espirais que permitem a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada, produzindo uma bebida suave, mas que realça as nuances do café.

 

Coador de pano: muito utilizado no Brasil, nesse preparo o tecido filtra os sólidos, mas a bebida é afetada pelo residual de outras extrações, que ficam no pano.  

Chemex: tem formato de ampulheta e filtro triplo de papel. O resultado é uma bebida limpa e com notável aroma.  

Moka Italiana: a extração acontece através da pressão da água, quando entra em ebulição na parte inferior da cafeteira. O resultado é um café denso e encorpado, sendo um método caseiro bastante prático.

Aeropress: item que parece uma seringa, onde o café fica imerso em água quente na câmara cilíndrica, sendo extraído sob pressão manual, que força a passagem da bebida pelo filtro localizado na base. Produz cafés suaves e aromáticos.  

Esperamos ter ajudado você escolher o melhor método para fazer o seu café, conte com a Menu Café.