4 Produto(s)

por página

4 Produto(s)

por página

French Press

A história mostra que os primeiros modelos da cafeteira French Press foram desenhados em 1852 pelas mãos de Mayer and Delforge, na França, mas foi na Itália, em 1929, que o designer italiano Attilio Calimani registrou a invenção!

Mas até que ela alcançasse o formato e as funcionalidades que conhecemos, outros designers e inventores também participaram do processo, como Bruno Cassoll, em 1935, e Faliero Bondanini, em 1958. Na década de 60 a cafeteira French Press tornou-se muito popular na França sob o nome Chambord, que lhe fora dado por Bondanini.

Atualmente, ela é também conhecida por nomes como Cafetière à Piston, Coffee Plunger, cafeteira French Press, Prensa Francesa, Press Pot ou Cafetiere. O projeto da cafeteira French Press é muito simples, ela é composta basicamente por duas partes: o copo, recipiente cilíndrico onde você deposita o café já moído e a água. E a tampa, que em sua ponta possui um filtro metálico para separação do sólido e do líquido do seu café.

Seu filtro é uma tela bem fina, responsável pela separação do pó de café no momento do preparo da bebida, e um suporte que as mantém unidas. As três peças são rosqueadas, o que assegura que não se soltarão durante o preparo do café.  

Como preparar

O preparo é bastante simples, já extração é feita por infusão e filtragem! O café preparado na cafeteira French Press tem aparência de café coado devido à ausência da crema, típica do café espresso. 

Por outro lado, esse método favorece que os óleos naturais do café sejam transferidos para a xícara, e isto ocorre porque o filtro de metal não consegue absorvê-los. Para essa extração é indicado uma moagem grossa, pois se for fina muitos resíduos podem passar pelo filtro de metal, tornando a experiência menos agradável.

Inicialmente ferva a água e coloque-a na jarra para escaldar a jarra; definida a quantidade de café que você deseja preparar (ou seja, a quantidade de xícaras), coloque o café moído na jarra e, suavemente, despeje a água fervida (mineral ou filtrada). Misture-os suavemente com uma colher. Deixe a mistura em repouso.

Coloque o êmbolo sem pressionar e deixe essa mistura em infusão por cerca de 4 a 5 minutos. Agora, pressione suavemente o êmbolo até o final (observe a resistência que se formará à medida em que você o pressiona). Ao fim do processo, o resíduo de café ficará depositado no fundo da jarra, devidamente separado da bebida já pronta. Sirva o café.

Dicas / Curiosidades

Uma vez que não utiliza energia elétrica nem filtro de papel, a cafeteira French Press também se destaca por ser uma opção ecologicamente correta. A água deve ser sempre filtrada ou mineral. Nunca utilize água da torneira. Ela contém muito cloro, o que afetará o sabor do café. Utilize café com a moagem mais grossa.

Se utilizar café moído (fino), deixe-o em infusão por mais tempo (e lembre-se: mais fino o café e mais tempo em contato com a água, maior a concentração de cafeína). Após o uso, lave bem a jarra, o êmbolo e a tela, e nunca esqueça: não use buchas abrasivas em sua cafeteira a fim de não riscá-la.

E não se esqueça: mais importante que o método, é o café!